Dance Music com WHIGFIELD e seu maravilhoso “Whigfield” (1995)

Os anos 90 foram maravilhosos para a Dance Music. Foi um período no qual vários artistas apareceram e muitos estilos também surgiram. O que teve enorme destaque no mundo todo e talvez o principal deles tenha sido a Eurodance.

A Eurodance se originou na Alemanha e tomou conta de toda a Europa. Os Estados Unidos e países como Japão, Coréia do Sul, Brasil, dentre vários outros, também embarcaram nessa febre. Vários artistas desse movimento rodaram o mundo fazendo apresentações, principalmente em boates e casas noturnas. Um dos projetos que mais fez sucesso foi o italiano WHIGFIELD.

Whigfield é um dos maiores discos da dance music

Whigfield tinha na figura de sua vocalista, a modelo dinamarquesa Sannie Charlotte Carlson, a cara do grupo. Porém, o que pouca gente sabe é que ela apenas dublava a voz de Annerley Gordon, também conhecida como Ann Lee. Essa sim quem escrevia e cantava as canções do grupo entre 1993 até 2008. Ela também participou de outros projetos como o Corona, no qual passou pela mesma situação. Sannie foi colocada à frente devido a sua boa aparência, não exatamente pela sua voz.

Em 1995 foi lançado o primeiro disco autointitulado “Whigfield”. Sem dúvidas se tornou um dos maiores álbuns da história da Dance Music, com grandes sucessos e algumas das maiores canções da Eurodance.

São 10 faixas em aproximadamente 41 minutos, com batidas fortes, aceleradas, melódicas e cheias de energia. Além disso o disco faz uso constante de teclados sintetizadores, baixo, baterias eletrônicas e vocais bem emotivos. Nesse álbum as canções são em sua grande maioria dançantes e com letras que falam de amor, festa, paz e diversão.

O produtor do Whigfield foi o famoso italiano Alfredo “Larry” Pignagnoli. Ele produziu dezenas de outros artistas desse segmento e era o principal produtor da cena. As canções foram compostas por vários produtores e por Ann Lee.

Whigfield
Whigfield (1995) – FOTO: letras.mus.br

FAIXAS DO DISCO WHIGFIELD:

1. “Think Of You” (Larry Pignagnoli / Davide Riva / Annerley Gordon) – 4:16
2. “Another Day” (Pignagnoli / Riva / Gordon / Ray Dorset) – 4:09
3. “Don’t Walk Away” (Pignagnoli / Riva / Gordon) – 4:00
4. “Big Time” (Pignagnoli / Riva / Gordon) – 3:21
5. “Out Of Sight” (Pignagnoli / Riva / Gordon / Paul Sears) – 4:00
6. “Close To You” (Pignagnoli / Riva / Gordon / Sears) – 4:07
7. “Sexy Eyes” (Pignagnoli / Riva / Gordon / Sears) – 3:56
8. “Ain’t It Blue” (Pignagnoli / Riva / Gordon / Sears) – 4:45
9. “I Want To Love” (Pignagnoli / Riva / Gordon / Sears) – 4:16
10. “Saturday Night” (Pignagnoli / Riva / Gordon / Sears) – 3:44

“Saturday Night” e “Think of You” estão no disco Whigfield

De saída já temos um dos maiores sucessos do Whigfield, “Think Of You”, com sua letra falando de romance e relacionamento. Porém, numa levada um pouco mais compassada. Como na maioria das canções de Dance Music, os remixes foram vários, porém, a versão do álbum é a mais conhecida pelo público.

“Think of You” foi lançada como terceiro single. Houve uma controvérsia num dos versos da canção que falava “I need you inside me tonight” (Eu preciso de você dentro de mim essa noite)” . O trecho foi mudado para “I need you beside me tonight” (Eu preciso de você ao meu lado hoje a noite) quando do lançamento no rádio e vídeo.

Outra canção de sucesso é “Saturday Night” (Sábado à Noite, em português). A música foi lançada um ano antes como single, em 1994< e foi um tremendo sucesso no mundo inteiro. Este fato motivou a gravadora a lançar o quanto antes um álbum.

Certamente ninguém imaginava que “Saturday Night” faria tanto sucesso como fez. Em 1954, um famoso DJ espanhol a tocou despretensiosamente no seu programa de rádio chamado World Dance Music. Dali em diante a canção começou a tocar muito e imediatamente foi lançada na Itália. Logo toda a Europa estava cantando a música. Pouco tempo depois virou um sucesso mundial. Foi direto para o primeiro lugar na parada britânica. Ficou lá por quatro semanas e alavancou as vendas do álbum.

“Another Day” que também fala de relacionamentos e amor, foi lançada como segundo single. Chegou à sétima posição na parada britânica e top 10 em vários outros países europeus. Foi mais um sucesso e uma das canções mais conhecidas do grupo.

“Sexy Eyes”, com sua letra que fala de sensualidade e romance, foi mais um grande sucesso. Foi bem nas paradas europeias e principalmente na Espanha onde foi Top 5. Foi o sétimo single do disco e lançado já em 1996.

Whigfield
Annerley Gordon – FOTO: Google.

Dance Music representada por HADDAWAY e o ótimo “The Album” (1993)

Dance Music anos 90 com ICE MC e seu “Ice’n’Green”!

Sannie Charlotte antes da fama no Whigfield

Antes da fama, Sannie Charlotte era uma dinamarquesa morando na Itália e trabalhava de modelo durante o dia. À noite trabalhava como relações públicas para uma boate em Bolonha, até que ela foi convidada a cantar pelo DJ Davide Riva. Depois de várias sessões, nascia um dos hinos da Eurodance: “Saturday Nght”. Sempre a frente do grupo, Sannie escolheria o apelido Whigfield para sua carreira artística, mesmo não sendo a real vocalista.

A letra que é bem simples, fala como uma garota se prepara quando vai sair pra uma balada, todo o processo que ela leva pra se arrumar e depois como ela arrasa na festa.

A música ficou muito marcada pelos passos de dança que foram inventados para acompanhá-la e isso se tornou uma febre nas pistas de dança e programas de TV por onde Whigfield passava.

Com o sucesso vieram os problemas de acusações de plágio, por duas vezes, ambas sem qualquer fundamento e resolvidas sem problemas.

É uma canção histórica e muito importante para a cena Dance naquele momento, pois dali em diante o que se viu foi um fenômeno em torno do movimento no mundo todo e vários artistas logo ganhariam também muito destaque. Um dos maiores clássicos da Dance Music nos anos 90!

“Big Time” e “Close to You” têm destaque na música dos anos 90

Outras canções que merecem destaque: “Big Time” uma canção mais estilo Ragga, com sua levada mais Pop Reggae, bem similar ao que fazia o Ace Of Base e outro hit foi “Close To You”, a primeira balada cantada pelo Whigfield e que fez relativo sucesso.

Quando se fala em música dos anos 90 é obrigatório lembrar da cena Eurodance e logicamente do Whigfield, que lançou um belo álbum de estreia, com grandes canções e se tornou uma das principais referências daquele período. Olha que tinha muita gente boa fazendo música além do grupo. Os clássicos são tocados até hoje nas festas, rádios, plataformas de streaming, TV e onde houver alguém com saudade de lembrar os bons tempos da Dance Music, que marcou uma geração, apesar do pouco tempo que durou esse movimento.

Vale muito a pena ouvir esse álbum, que acabou sendo o seu mais bem sucedido trabalho de crítica e público, além do mais vendido. Sem falar que é desse álbum que saiu “Saturday Night” e por uma dessas coincidências na vida escrevo este artigo justamente num sábado à noite. Ainda dá tempo de aproveitar e por que não ao som desse clássico?

10 thoughts on “Dance Music com WHIGFIELD e seu maravilhoso “Whigfield” (1995)

  • em
    Permalink

    Ótimo artigo, mas você se esqueceu do detalhe principal: OS VOCAIS SAO DE ANNERLEY GORDON (ANN LEE) e não de SANNIE CARLSON! Isso é um dos segredos mais e guardados, mas quem curte o trabalho dela, sabe perfeitamente bem que ela não cantou um refrão sequer, mas sim ANNERLEY GORDON! Está duvidando? Olhe os novos VOCAIS que SANNIE gravou para o projeto em suas apresentações ao vivo (horrível por sinal,pois não chega nem perto da voz de ANNERLEY GORDON, que inclusive fez outros inúmeros projetos pra dance músic. Ela era uma cantora de estúdio e modelos dublavam seus vocais! Faça uma pesquisa mais ampla que você verá que eu não estou mentindo…

    Resposta
    • em
      Permalink

      Caramba, Rubens! Valeu pela informação! Não sabia mesmo, pesquisei sim e você tem toda razão. Vou até fazer um adendo nesse post, obrigado!

      Resposta
  • em
    Permalink

    Seu site é legal, mas Sannie Carlson só foi a modelo do projeto Whigfield. A verdadeira cantora é Annerley Gordon, que também compôs a maioria das faixas.
    Corrija isso, pois essa informação já não é mais novidade… e a credibilidade do seu site pode até ser afetada… Annerley Gordon é uma grande artista que trabalhou também em outros projetos, como Ann Lee, TH Express (“Im Your Side”) e Ally & Jo. Seus leitores merecem a verdade e você seria justo também com a verdadeira cantora.
    Qualquer dúvida, pode me contatar, estou disposto em ajudar. No meu Blog também tenho bastante informações sobre esta fantástica cantora que é a Annerley Gordon… Sannie foi só uma modelo para chamar a atenção dos adolescentes da época, uma modinha passageira…
    Meu blog: rikardomusic.blogspot.com

    Abraços

    Resposta
    • em
      Permalink

      Fala aí Ricardo, beleza? Valeu pela visita! Sim, você tem razão, até me mandaram uma mensagem falando disso também. Vamos editar esse texto sim e em breve virão outras resenhas de Dance Music. Volte sempre! Valeu!!

      Resposta
  • em
    Permalink

    Fake news
    Essa loira enganou todo mundo nos anos 90, ela só dublava, um vexame

    Resposta
    • em
      Permalink

      Incrível né Carla? Eu naqueles tempos de anos 90 jamais pensei. Obrigado pela visita, volte sempre!

      Resposta
  • em
    Permalink

    Mas ela não era a cantora amigo, tem como editar?? A verdadeira whigfield era Annerley Gordon.

    Resposta
    • em
      Permalink

      Amigo, o texto mostra que quem canta no primeiro álbum (o que é falado no post) é Ann Lee.

      Resposta
  • em
    Permalink

    Caramba… a loira só dublava… Fui enganado hahahahaha

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *