Trem da Alegria e a história do clássico “É de Chocolate” (1984)

PRÉ TREM DA ALEGRIA: CLUBE DA CRIANÇA

Certamente os amigos com mais de quarenta anos vão lembrar de ” É de Chocolate”, canção escrita em 1984 pela dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, que fazia parte do programa infantil Clube da Criança, da extinta Rede Manchete.

A canção era um dos temas de abertura do programa, que tinha como apresentadora Xuxa Meneghel, ela mesma, a Rainha dos Baixinhos, e além dela duas crianças muito talentosas, Luciano e Patrícia.

DE CHOCOLATE O AMOR É FEITO…

Primeiramente, a ideia da música veio de Michael Sullivan, ele conta que na hora que botava seus filhos para dormir, cantarolava uma melodia estilo bossa nova e tinha inspiração do famoso filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971) do diretor Mel Stuart.

Luciano e Patrícia já cantavam, então, algumas participações especiais foram importantes para que a canção tivesse todo o sucesso que teve e tem até hoje.

O talentoso guitarrista Robertinho de Recife e sua então namorada, a cantora Emilinha, foram chamados à participar da canção. Robertinho tocou guitarra e a voz principal da música é de Emilinha e não da Xuxa, como muita gente pensa até hoje.

Contudo, a Rainha dos Baixinhos só iria gravar uma versão em 1994, num estilo mais dance music.

Outra pessoa fundamental na canção é o saudoso maestro e arranjador, o mago do pop, Lincoln Olivetti, um dos maiores nomes da produção musical brasileira. Olivetti tocou teclados e fez os arranjos.

SUCESSO NACIONAL

A música foi sucesso absoluto, chegando a tocar mais de 40 vezes por dia nas rádios cariocas e paulistas, por exemplo. Acabou sendo o primeiro grande hit de Luciano e Patrícia, que pouco tempo depois em 1985, fariam parte do Trem da Alegria, ao lado de Juninho Bill.

Como Luciano e Patrícia estavam associados ao Clube da Criança, imediatamente a música ficou associada ao grupo infantil, mesmo não sendo gravada pelo Trem da Alegria.

DISCO DE PLATINA

Em seguida, o disco recebeu um certificado de platina. Foi entregue uma premiação e Robertinho de Recife ao chegar em seu apartamento, jogou o prêmio fora pela janela do décimo segundo andar. Ele teria feito a gravação a contragosto e não se orgulha muito disso.

Foi o primeiro grande sucesso de Luciano e Patrícia, hoje conhecidos como Luciano Nassyn e Patrícia Marx.

A maior boy band brasileira: Grupo Dominó.

Menudo em 1984, a maior boy band da América Latina

CURIOSIDADES

A artista mexicana, Maria Antonieta de las Nieves, famosa no Brasil por ser a interprete da personagem Chiquinha, do lendário programa humorístico Chaves, gravou uma versão de “É de Chocolate” em 1996 no disco “Aqui Está… la Chilindrina“.

A MÚSICA VIROU UM CLÁSSICO INFANTIL

Definitivamente, “É de Chocolate” virou um clássico infantil, várias regravações foram feitas, mas nenhuma delas é tão maravilhosa quanto a versão original de 1984.

Essa é do tempo que música infantil tinha qualidade e era uma mina de ouro para as gravadoras. Bons tempos aqueles anos 80, hoje em dia só resta a nostalgia. Vamos lembrar sempre desse grande hino infantil.

FOTO: DOWNLOADGERAL.COM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *