Romantismo com SIMPLY RED e seu álbum “Stars”.

Quando se fala em música romântica, uma das grandes bandas do gênero é a inglesa SIMPLY RED, que liderada pelo vocalista, principal compositor e líder do grupo, Mick Hucknall, fez muito sucesso principalmente nos anos 80 e 90, tendo lançado em 1991 o seu mais aclamado álbum, “Stars”, que os deixou no topo nas paradas de sucessos por pelo menos dois anos seguidos no Reino Unido e também foi um grande sucesso no mundo inteiro. Eles já estavam muito bem após o seu terceiro trabalho, “A New Flame” (1989), mas com “Stars” chegaram a outra categoria, sendo este o disco mais vendido da banda até hoje.

É um álbum com 10 faixas em aproximadamente 42 minutos, cheio de baladas, porém, também há um pouco de reggae, soul e um pop bem sofisticado, mas sempre com muito romantismo, a marca registrada do Simply Red. A formação da banda nesse disco foi: Mick Hucknall (Vocal), Fritz McIntyre (Teclado / Vocal), Tim Kellett (Teclado e Trompete), Ian Kirkham (Sax), Gota Yashiki (Bateria), Shaun Ward (Baixo) e o brasileiro Heitor “TP” Pereira (Guitarra). Todas as faixas foram compostas por Mick Hucknall, exceto onde indicado e esse foi o primeiro álbum da banda sem nenhuma música cover de outro artista.

Simple Red álbum Stars

FAIXAS:

  1. “Something Got Me Started” (Mick Hucknall / Fritz McIntyre) – 4:01
  2. “Stars” – 4:08
  3. Thrill Me” (Hucknall / McIntyre) – 5:04
  4. “Your Mirror” – 3:59
  5. “She´s Got It Bad” – 3:33
  6. “For Your Babies” – 4:17
  7. “Model” – 3:46
  8. “How Could I Fall” – 4:45
  9. “Freedom” – 3:52
  10. “Wonderland” – 3:49

Vamos destacar aqui os maiores sucessos dos álbum, que já abre com “Something Got Me Started”, o primeiro single lançado para divulgação e uma das poucas faixas do grupo em que Mick Hucknall divide vocais com Fritz McIntyre. Uma balada numa levada mais pop e funk, que fez sucesso e anos depois ganharia uma nova versão em 2005, para o álbum “Simplified”. A faixa título “Stars” foi o segundo single lançado e foi um dos maiores sucessos do álbum e também do próprio Simply Red. É mais uma balada de Hucknall, mas na letra ele também fazia referência à fama e às estrelas, na sua grande carreira de sucessos. “Thrill Me” também foi lançada como single e obteve relativo sucesso nas paradas, aqui Hucknall novamente divide os vocais com McIntyre nessa balada de levada mais soul. A destacar o grande solo de saxophone de Ian Kirkham. “Your Mirror” foi lançada como quinto e último single do álbum, porém não chegou a fazer grande sucesso como outras canções. A se destacar além dos vocais de Hucknall, a bela participação de Heitor TP na guitarra, conseguindo misturar seu estilo mais rock com a levada mais pop romântica da banda. Apesar do álbum ter músicas de sucesso e algumas das maiores da carreira da banda, nenhuma delas se compara à “For Your Babies”, canção que Hucknall fez em homenagem às pessoas ao seu redor que estavam tendo filhos pela primeira vez. Ele fez a canção 15 anos antes dele se tornar pai. É uma das mais canções mais bonitas da banda e uma das mais queridas pelo público, que sempre a pede nos shows do Simply Red. O videoclipe também é marcante, filmado em preto e branco, com Hucknall cercado de crianças. Belos arranjos combinados à belíssima voz e interpretação de Mick Hucknall, além de mais um lindo solo de Heitor TP, dessa vez no violão. Simplesmente espetacular!. No Brasil a canção ficou muito famosa por ter sido trilha sonora da novela “De Corpo e Alma” (1992), da Rede Globo.

Romantismo no rock com “Slippery When Wet”, de BON JOVI.

O Rei ROBERTO CARLOS e seu fantástico disco de 1971.

Uma curiosidade desse álbum é a sua capa, cuja foto foi feita num deserto californiano e com Hucknall mostrando as pernas nuas, porém a gravadora temendo problemas nos EUA, fez digitalmente a correção, usando uma foto de teste das pernas cobertas de uma assistente da fotografa, Zanna. Hucknall insistiu que ele fez a foto sem a calça.

“Stars” ficaria no topo das paradas do Reino Unido entre 1991 e 1992, coisa que não acontecia desde 1970-1971 com Simon & Garfunkel e seu álbum “Bridge Over Troubled Water”. Houve uma turnê mundial de 131 shows para mais de 1 milhão e meio de pessoas, durante 14 meses e vendeu mais de 9 milhões de cópias. Esse álbum foi considerado em 2000, um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos na Inglaterra pela revista Q e ele foi relançado em 2008 numa edição especial para colecionadores. Vale muito a pena ouvir música de qualidade com Simply Red e esse álbum é sem dúvidas um dos seus melhores trabalhos, RECOMENDO!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *