“Saturday Night Fever Soundtrack” (1977), álbum que eternizou a Disco Music!

E aí galera? Hoje vamos relembrar um álbum que marcou época, diria que marcou uma geração inteira. É a segunda trilha sonora de filme que mais vendeu em todos os tempos, cerca de 40 milhões de discos, ficou por 24 semanas seguidas em 1º lugar nas paradas americanas (Janeiro de 1978 até Março de 1980), além disso nos EUA esse álbum foi adicionado ao National Recording Registry, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, por sua extrema relevância cultural.

Foi um verdadeiro fenômeno no mundo inteiro e marcou a época das discotecas entre meados dos anos 70 e inicio dos anos 80. Então, qual seria esse álbum tão importante? A resposta: “Saturday Night Fever” (1977), com vários interpretes e canções marcantes, mas que ficou muito conhecido pelas canções dos irmãos Gibb (Barry, Maurice e Robin), os Bee Gees.

O álbum foi lançado em 15.11.1977, sendo 02 discos duplos e com aproximadamente 76 min, praticamente uma coletânea de grandes sucessos que marcaram a era Disco nos anos 70.

Além dos Bee Gees, outros artistas importantes daquela cena estiveram presentes no álbum, tais como: KC and the Sunshine Band, Kool & the Gang, Yvonne Elliman, David Shire, The Trammps, dentre outros.

O nome Saturday Night Fever é em virtude de ser a trilha sonora do filme de mesmo nome e lançado no Brasil em 1977 como “Os embalos de sábado a noite”, com John Travolta no papel principal.

Saturday Night Fever Soundtrack

Faixas:

1. “Stayin’ Alive” – Bee Gees

2. “How Deep Is Your Love” – Bee Gees

3. “Night Fever” – Bee Gees

4. More Than a Woman” – Bee Gees

5. “If I Can´t Have You” – Yvonne Elliman

6. “A Fifth of Beethoven” – Walter Murphy

7. “More Than a Woman” – Tavares

8. “Manhattan Skyline” – David Shire

9. ” Calypso Breakdown” – Ralph MacDonald

10. “Night on Disco Mountain” – David Shire

11. “Open Sesame” – Kool & The Gang

12. ” Jive Talkin'” – Bee Gees

13. “You Shuold Be Dancing” – Bee Gees

14. “Boogie Shoes” – KC & The Sunshine Band

15. “Salsation” – David Shire

16. “K-Jee” – MFSB

16. “Disco Inferno” – The Trammps

Como foram vários hits, destaco aqueles que ficaram mais famosos mundialmente, como “Stayin’ Alive”, que se transformou num verdadeiro hino das discotecas e simboliza muito do que foi aquele movimento musical, indo direto ao 1º lugar das paradas em seu lançamento e por lá ficou 04 semanas. Certamente é uma das melhores músicas de todos os tempos em diversas pesquisas.

Em 2004 ela foi colocada no número 189 entre as 500 melhores músicas de todos os tempos pela revista Rolling Stone e a sua letra fala sobre o modo de vida na cidade de New York.

“How Deep Is Your Love” é uma balada que também ficou muito conhecida e regravada por vários artistas, ficou em primeiro lugar nas paradas por seis semanas.

“Night Fever”, que é outro hino da Disco Music, teve seu nome tirado do nome do filme Saturday Night Fever e fala sobre a festa na pista de dança. Essa música foi a mais tocada nas rádios brasileiras em 1978 e ficou por mais de 02 meses na primeira posição nas paradas americanas.

A Rainha da Disco Music, DONNA SUMMER e seu épico “Bad Girls” (1979)

“Off The Wall”, um divisor de águas na carreira do Rei do Pop, MICHAEL JACKSON!

Segundo a revista americana Billboard, “Night Fever” está na 33ª posição entre as melhores músicas de todos os tempos, é a minha preferida dos Bee Gees.

“More Than a Woman” é mais uma canção dos Bee Gees nesse álbum e uma das mais bonitas. Com arranjo e melodia belíssimos, é uma balada que nesse mesmo álbum teve uma regravação, feita pelo cantor Tavares.

“You Should Be Dancing” também dos Bee Gees, cuja letra também fala das pistas de dança, foi outro sucesso, mas ela já havia sido lançada em 1976 e pelo sucesso da música foi colocada na trilha sonora do filme. Foi outra música a estar no topo das paradas de dança.

“If I Can´t Have You”, é mais uma balada cuja letra foi feita pelos Bee Gees, porém, na trilha sonora do filme foi cantada por Yvonne Elliman e foi mais um hit desse álbum.

Outras canções de destaque são “Jive Talkin'” dos Bee Gees; “Boogie Shoes” do KC and the Sunshine Band e “Disco Inferno” do The Trummps. Vale ressaltar que outras canções foram selecionadas para a trilha sonora do filme, mas não entraram no álbum.

Não a toa, Saturday Night Fever é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, apesar de vários artistas terem participado do disco, ele deu muita fama principalmente aos Bee Gees, que dali em diante se tornaram os reis da era Disco.

Recomendo sempre ouvir esse álbum, que marca perfeitamente o registro de época única e mesmo que hoje em dia a Disco Music não esteja mais em destaque na mídia, é sempre bom relembrar esses grandes sucessos da era das discotecas, que marcaram a vida de várias pessoas mundo afora. Um Clássico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *