Pop Rock anos 90: ROXETTE e sua obra-prima “Joyride”!

O ano era 1991 e Marie Frederikson (Vocais) junto com seu parceiro de banda, Per Gessle (Vocais, Guitarras e composições) os suecos do ROXETTE, ainda estavam colhendo os frutos do sucesso do seu último single, “It Must Have Been Love”, que foi trilha sonora do filme “Pretty Woman / Uma Linda Mulher” , filme este que foi um dos maiores sucessos da história e que ajudou a alavancar a banda ao estrelato. Por conta disso, a gravadora da banda colocava muita pressão para que eles gravassem um álbum de sucesso e nesse mesmo ano, em 28.03.1991, a dupla lançaria seu terceiro álbum de estúdio chamado “Joyride”, que acabaria tendo alguns dos maiores hits da banda e fez muito sucesso comercial, vendendo mais de 11 milhões de cópias mundo afora.

“Joyride” foi lançado com 15 faixas em aproximadamente 59 minutos do mais puro Pop Rock, indo bem de encontro ao Hard Rock do início dos anos 90, com suas letras falando em sua grande maioria de amor e relacionamentos, algumas até mesmo infantis, porém, com a interpretação e belíssima voz da grande vocalista Marie Frederikson, que se firmava com uma das melhores do mundo, além de belos arranjos, composições, uma base forte de guitarra e talento de Per Gessle, mostrava que os suecos não estavam para brincadeira e caíram no gosto mundial. Além da dupla, outros grandes músicos contribuíram muito para o sucesso do disco: Anders Herrlin (Baixo), Per Alsing (Bateria), Jonas Isacsson (Guitarra), Clarence Ofwermann (Teclados / Piano) e Mats Persson (Percussão).

Pop Rock Roxette Joyride

Faixas:

  1. “Joyride” (Per Gessle) – 4:24
  2. “Hotblooded” (Marie Frederikson / Per Gessle) – 3:18
  3. “Fading Like a Flower (Every Time You Leave) (Gessle) – 3:52
  4. “Knockin’ On Every Door” (Gessle) – 3:56
  5. “Spending My Time” (Gessle / Mats Persson) – 4:36
  6. “I Remember You” (Gessle) – 3:54
  7. “Watercolours In The Rain” (Frederikson) – 3:40
  8. “The Big L.” (Gessle) – 4:26
  9. “Soul Deep” (Gessle) – 3:34
  10. “(Do You Get) Excited?” (Gassle / Persson) – 4:16
  11. “Church Of Your Heart” (Gassle) – 3:16
  12. “Small Talk” (Gessle) – 3:53
  13. “Physical Fascination” (Gessle) – 3:27
  14. “Things Will Never Be The Same” (Gessle) – 4:26
  15. “Perfect Day” (Gessle / Persson) – 4:05

Como o álbum todo é ótimo, vamos falar daquelas canções que fizeram maior sucesso, e logo na abertura já temos um dos maiores sucessos do Roxette, a faixa título “Joyride” foi o primeiro single lançado e fez muito sucesso, foi inclusive o primeiro single da banda a chegar ao primeiro lugar na terra natal deles, a Suécia. Ficou muito famoso o refrão dessa música (Que também é a primeira frase da canção) “Hello! You Fool! I Love You! / Oi! Seu Tolo! Eu Te Amo!”, que dali em diante seria sempre cantado em coro pelo público nos shows da banda. Segundo Gessle, essa frase foi inspirada por uma nota que a atual esposa dele deixou no piano, numa reunião dos dois.

“Fading Like a Flower (Every Time You Leave)” foi o próximo single lançado e logo na abertura com uma introdução belíssima de piano, mostrava que seria uma das mais belas canções da banda e foi imediatamente sucesso mundial, belos riffs de guitarra e a voz maravilhosa de Marie deram o tom na canção, uma das minhas canções preferidas da banda. Em seguida viria

“Spending My Time”, uma balada arrasa corações que também fez muito sucesso e até hoje é tocada em rádios. Gessle falou que essa canção deveria ser o maior sucesso da história da banda, mas como em 1991 houve mudanças drásticas na EMI (Gravadora da banda, com uma fusão de empresas e muitas demissões), isso afetou diretamente o Roxette, que ficou com menos apoio necessário para a promoção e divulgação do single.

“The Big L.” foi lançado em sequência e mostra toda a fórmula de sucesso do Roxette, batidas rápidas, bem agitada, belas guitarras e um vocal excelente. Também foi bem nas paradas de sucesso, mas não como os singles lançados anteriormente.

“(Do You Get) Excited?” que começa bem suave, dando a entender que é mais uma das típicas baladas e eis que de repente entre a guitarra poderosa de Gessle e dá uma guinada na música, um riff pesado e marcante, bem Hard Rock! Uma porrada! Uma das melhores canções do Roxette, onde mostra todo o talento da banda como um todo, não apenas a dupla Gessle e Marie, mas todos os outros integrantes.

INFORMATION SOCIETY com seu clássico álbum “Information Society”.

A-HA e o seu álbum “Hunting High And Low” (1985).

“Church Of Your Heart” já tem um clima mais angelical, mas sempre com grandes bases de guitarra, uma das marcas do Roxette. Nessa canção o vocal principal é do guitarrista Per Gessle, com Marie Frederikson fazendo o backing vocal.

“Things Will Never Be The Same” é mais uma balada pop hard rock e vem com outra marcante característica da dupla, a alternância dos vocais de Gessle e Marie e sempre fazendo isso bem feito, sem influenciar no desenvolvimento da canção.

“Perfect Day” fecha o álbum e traz mais uma linda balada, com o poderoso e belo vocal de Marie. A canção não fez tanto sucesso como outras, mas é mais uma das grandes canções do álbum.

Pop Rock Roxette Joyride

Certamente o Roxette marcou demais os anos 90 e muito em função desse álbum, pois eles já vinham crescendo, principalmente após “Look Sharp” de 1988 e do single “It Must Been Love” de 1990, mas em “Joyride” eles chegaram ao topo do mundo e pode se dizer que esse álbum é a sua obra-prima.

Per Gessle e Marie Frederikson estabeleciam-se dentro do mundo pop e fariam muito sucesso nos anos seguintes, pena que devido à problemas de saúde, Marie não tem mais condições de fazer turnês com a banda. Ela descobriu um câncer em 2002 e apesar de ter tratado, ficou com algumas sequelas e por recomendações médicas não pode mais tocar ao vivo.

Um grande álbum para quem curte música pop da melhor qualidade, coisa difícil de se ver atualmente, infelizmente. “Joyride” está marcado entre os melhores discos dos anos 90 e está aí para quem quiser relembrar ou mesmo conhecer o belo trabalho dos suecos do Roxette.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *