O Rei do Freestyle, STEVIE B, e seu disco “Party Your Body”.

Nos anos 80 surgiu nos Estados Unidos um estilo bem particular de música dançante, a Disco Music já estava em decadência e os DJ´s que estavam à frente desse movimento, contando com o apoio da comunidade latina, estavam incomodados com o rumo que a Disco Music havia tomado, com isso as rádios estavam atrás de novidades e foi aí que apareceram alguns grupos que se formaram na onda da New Wave, porém, tocando modernos instrumentos eletrônicos como baterias eletrônicas e sintetizadores, o que logo se tornou uma febre. Com a novidade vieram os dançarinos de rua que tentavam acompanhar esse novo estilo com passos de dança, os chamados B-Boys (Breaker Boys) e criaram seu estilo próprio, o Freestyle, e tudo isso rolava principalmente na cidade de Miami (EUA), onde esse movimento ganhou força e foi apelidado pelas pessoas de Miami Bass.

Após tudo isso, começaram a aparecer os produtores musicais e foi aí que Steven Bernard Hill, ou simplesmente STEVIE B, se lançou no mercado e lançou em 27.02.1988, seu primeiro disco chamado Party Your Body”.

O álbum conta com 08 faixas em aproximadamente 40 minutos do mais puro Miami Bass bem dançante e cheio de eletrônica. A maioria das letras do álbum falam de festas, aventuras, amor e relacionamentos, sendo todas elas de autoria do próprio Stevie B.

Freestyle Stevie B

Faixas:

  1. “Party Your Body” – 4:29
  2. “I Need You” – 5:05
  3. “Stop The Love” – 4:56
  4. “Day ‘N’ Night” – 5:01
  5. “Dreamin’ Of Love” – 4:07
  6. “No More Tears” – 6:00
  7. “Spring Love” – 5:03
  8. “Baby, I´m a Full Of Love” – 4:49

O primeiro hit do disco é a sua faixa título, “Party Your Body”, que foi o primeiro compacto lançado por Stevie e teve muito sucesso nas boates e pistas de dança dos Estados Unidos, porém, esta faixa foi lançada em ainda em 1987, antes do lançamento do álbum e foi graças ao sucesso do compacto que Stevie B conseguiu um contrato com a gravadora LMR e no ano seguinte viria a lançar seu álbum.

“Dreamin’ Of Love” foi o segundo sucesso do disco e foi a primeira do cantor a entrar na parada de sucessos da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, na posição de número 80, além de ter sido a primeira canção de Stevie B a ter um videoclipe, que foi gravado em Nova Iorque. É uma das canções mais conhecidas de Stevie e uma das mais pedidas pelos seus fãs.

Dance Music representada por HADDAWAY e o ótimo “The Album” (1993)

ALEXIA e o clássico da Dance Music, “Fan Club” (1997).

Pra fechar os sucessos do disco, nada mais, nada menos que o maior sucesso de Stevie até hoje e um dos maiores hits de toda a história do Miami Bass, “Spring Love”, foi logo para as paradas de sucesso chegando na posição de número 43 e foi a melhor posição de Stevie B até o momento em toda a sua carreira.

A canção foi muito executada nas rádios, boates, MTV e ganhou várias regravações, inclusive uma em 2007 pelo rapper americano, Pitbull, em seu álbum “The Terminator”. Artistas brasileiros como Latino (Que contou na sua versão com Stevie B nos vocais) e MC Fornalha também fizeram covers, mas com arranjos diferentes do original.

Para quem curtiu e ainda curte muito o Freestyle, esse álbum é muito marcante, pois ali iniciou-se o reinado de Stevie B dentro desse estilo e até hoje mesmo depois de 30 anos do lançamento de “Party Your Body” ele permanece como o  ícone máximo do Freestyle.

Podemos dizer que o nosso Funk iniciou-se graças a esse estilo de Dance Music, onde em várias músicas observa-se os samplers de canções marcantes de Miami Bass.

Stevie B., que é casado com uma brasileira, tem filhos brasileiros e já tocou várias vezes no Brasil, fala fluentemente nosso idioma e sempre fala muito bem do nosso país, onde ele também recebe um carinho muito grande dos seus fãs que sempre querem ver o “Rei do Freestyle” cantando por aqui.

Para quem ainda não conhece muito de Freestyle, esse álbum é uma ótima iniciação e garanto que certamente irá procurar por mais material desse maravilhoso estilo de Dance Music.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *