Dance Music representada por HADDAWAY e o ótimo “The Album” (1993)

Nos anos 90, a Dance Music viveu um dos seus períodos mais populares, pois dentre os seus diversos estilos, a Eurodance foi sem dúvida nenhuma um dos que mais cativou fãs ao redor do planeta. Diversos artistas apareceram e fizeram bonito, mesmo dos lugares mais inimagináveis. Um deles foi o trinidadiano Nestor Alexander Haddaway, que lançou em 1993 seu primeiro e mais conhecido trabalho chamado “The Album” e atingiu enorme êxito, principalmente por causa do imenso sucesso da canção “What Is Love”, o maior hit do disco, da carreira de Haddaway e um dos mais conhecidos de toda a história da Eurodance.

Haddaway que logo cedo foi para os Estados Unidos, estudou música e algum tempo depois rumou para Colônia, na Alemanha, onde começou a cantar em bares, porém, a carreira musical só decolaria mesmo em 1992, quando gravou alguns singles. Naquela época a Dance Music estava cada vez mais em alta e era praticamente o início da Eurodance, o que ajudou muito na divulgação das canções dançantes do seu primeiro disco, cujas letras basicamente falam de amor e relacionamentos.

São 12 faixas em aproximadamente 55 minutos da mais pura Dance Music, com batidas contagiantes e dançantes, mas também há espaço para canções mais românticas, dois remixes  e até uma cover de Bob Marley. As composições em sua maioria ficaram a cargo de Junior Torello, tendo o produtor Dee Dee Halligan nos arranjos. Haddaway também contribuiu em quatro faixas.

FAIXAS:

  1. “What Is Love” (Junior Torello) – 4:27
  2. “Shout” (Torello) – 4:33
  3. “Yeah” (Haddaway, Alex Trime) – 3:41
  4. “Rock My Heart” (Torello) – 4:16
  5. “When The Feeling´s Gone” (Haddaway) – 4:15
  6. “What Is Love” (Torello) – (Rapino-Brothers Mix) – 3:48
  7. “Life” (Torello) – 4:18
  8. “Mama´s House” (Haddaway, Trime) – 4:03
  9. “Come Back (Love Has Got a Hold On Me)” – (Torello) – 3:57
  10. “Sing About Love” (Haddaway) – 4:40
  11. “I Miss You” (Torello, Clyde Lieberman) – 4:12
  12. “Life” (Torello) – (Album Remix) – 4:30
dance music haddaway
Foto: JORG BADURA

Das canções do álbum, algumas tiveram mais destaque a nível mundial que outras e delas que falaremos especificamente. O álbum já abre com um dos maiores sucessos da história da Eurodance, que é a clássica “What Is Love”, já escrita antes mesmo do álbum ser gravado, pois o letrista Junior Torello e o produtor Dee Dee Halligan estavam apenas esperando um cara certo para cantar sua música e aí surge Haddaway, que passou por uma seleção dentro da gravadora até ser escolhido. O fato dele ser dançarino, coreografo e produtor, foi fundamental para que fosse o escolhido, além da sua voz casar com o que os produtores queriam para a canção.

Com melodias e arranjos simples, letra falando de relacionamento amoroso e batidas poderosas, logo a canção se tornou um hit, primeiro na Europa toda e mais tarde nos Estados Unidos e América do Sul. A canção foi gravada por vários outros artistas e no próprio álbum tem uma outra versão da música. O videoclipe foi gravado num clima que remete à um filme de Drácula, com direito a mulheres, vampiros e muita dança. Foi o single mais vendido da carreira de Haddaway com mais de dois milhões e seiscentas mil cópias mundo afora e se transformou num clássico da Dance Music nos anos 90. No Brasil a canção foi trilha sonora da novela “Sonho Meu” (1993) da Rede Globo de Televisão.

O próximo hit do álbum é “Rock My Heart” que foi o último single a ser lançado desse álbum e teve relativo sucesso ao redor do mundo, nada comparado aos outros do disco. É mais uma que fala de amor e relacionamentos, embalada numa batida contagiante e teve o backing vocal de Nathascha Wright que também trabalhou antes com outros nomes da Eurodance como DJ Bobo e La Bouche.

“Life” é o próximo sucesso do disco e foi o segundo single a ser lançado, conseguindo ir muito bem nas paradas de Dance Music mundo afora. Com suas letras falando de relacionamento, teve um arranjo até um pouco no estilo de “Rhythm Is a Dancer” do SNAP, mas foi bem recebida pela crítica e pelos fãs.       

Seguindo a ordem do álbum, temos aqui o último grande sucesso desse trabalho, que é “I Miss You”, uma linda balada que mostra um Haddaway cantando muito bem nesse estilo e geralmente nos discos de Dance Music daqueles tempos sempre havia uma balada entre as faixas. A canção também fez sucesso, mas nada comparada à “What Is Love” e “Life”. Já aqui no Brasil essa canção fez parte da trilha sonora da novela “A Viagem” da Rede Globo em 1994.

Outras canções que merecem destaque são “Come Back (Love Has Got a Hold On Me)” onde além das batidas dançantes há um arranjo onde incluíram bases de guitarra e o resultado ficou muito bom e “When The Feeling’s Gone”.

Dance Music anos 90 com ICE MC e seu “Ice’n’Green”!

ALEXIA e o clássico da Dance Music, “Fan Club” (1997).

“Saturday Night Fever Soundtrack” (1977), álbum que eternizou a Disco Music!

“The Album” foi muito impulsionado por “What Is Love”, porém, o que se viu nesse trabalho foi um ótimo interprete (Haddaway) pegando boas composições e com sua bela voz aliada à batida do momento que era a Eurodance, tornou outras canções em hits e se tornou um dos grandes nomes daquela cena. Os álbuns seguintes nem de longe mostraram o mesmo repertório e com a perda de interesse das pessoas pela Eurodance na década seguinte, Haddaway acabou se limitando a ter esse álbum como a sua obra-prima. Vale muito a pena ouvir e relembrar de grandes canções que marcaram uma época muito boa na vida de muita gente, afinal os anos 90 foram os últimos de grande qualidade musical e a Dance Music mesmo com suas letras simples e sem muita criatividade, deixou muita saudade e marcou história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *