Sir ELTON JOHN e seu best-seller “Goodbye Yellow Brick Road” (1973)

O ano era 1973 e àquela altura, o inglês Reginald Kenneth Dwight, já era um artista famoso, porém, com outro nome, ELTON JOHN, que iniciou sua brilhante carreira em 1964 e foi aos poucos ganhando espaço no showbizz e crescendo como artista até lançar o seu sétimo álbum de estúdio e que definitivamente mudaria sua carreira de patamar, falo aqui de “Goodbye Yellow Brick Road” que foi lançado em 05.10.1973 e devido ao seu sucesso, acabou considerado a obra-prima de Elton e um dos mais vendidos da sua carreira. 

Vale a pena lembrar que a trajetória de sucesso de Elton John será sempre lembrada pela parceria de uma vida com o fantástico Bernie Taupin, o principal compositor das músicas de John ao longo de sua carreira. A parceria que se iniciou em 1967, com uma breve pausa entre 1977 – 1979, mas seguem até os dias de hoje trabalhando juntos. 

Disco 1: 

Lado A
1 – “Funeral for a Friend/Love Lies Bleeding” (11:09)
2 – “Candle in the Wind” (3:50)
3 – “Bennie and the Jets” (5:23) 

Lado B 
4 – “Goodbye Yellow Brick Road” (3:13) 
5 – “This Song Has No Title” (2:23) 
6 – “Grey Seal” (4:00)
7 – “Jamaica Jerk-Off” (3:39) 
8 – “I’ve Seen That Movie Too” (5:59) 


Disco 2: 

Lado A 
9 – “Sweet Painted Lady” (3:54) 
10 – “The Ballad of Danny Bailey (1909–34)” (4:23) 
11 – “Dirty Little Girl” (5:00) 
12 – “All the Girls Love Alice” (5:09) 


Lado B 
13 – “Your Sister Can’t Twist (But She Can Rock ‘n Roll)” (2:42) 
14 – “Saturday Night’s Alright for Fighting” (4:57) 
15 – “Roy Rogers” (4:07) 
16 – “Social Disease” (3:42) 
17 – “Harmony” (2:46) 
 
Gravadora: MCA (US)/DJM (UK) 
Produção: Gus Dudgeon 
Duração: 76 min 

Elton e Bernie começaram bem o ano de 1973, já que graças ao seu álbum anterior, “Don’t Shoot Me I’m Only the Piano Player”, lançado em janeiro desse mesmo ano, estava indo muito bem nas paradas e deu à Elton pela primeira vez na sua carreira o privilégio de chegar ao topo da parada americana da Billboard, graças à canção “Crocodile Rock” e além disso eles estavam numa fase muito prolífica, produzindo material sem parar, tanto que antes do meio do ano já tinham canções suficientes para um novo disco. 

Um ponto importante na preparação do disco foi que Bernie e Elton estavam influenciados pelo novo disco dos Rolling Stones“God´s Head Soup” (1973), que foi gravado em Kingston, capital da Jamaica e isso fez com que a dupla também fosse ao país caribenho gravar um disco.

Apesar de toda a euforia, as coisas não andaram como eles imaginaram na Jamaica, tiveram problemas no estúdio de gravação, a cidade passava por um momento político complicado devido à crise econômica e para piorar ainda havia toda uma mobilização para a luta de boxe entre George Foreman x Joe Frazier, logo pensaram e recorreram a um conhecido e famoso local de gravação, o Château d’Hérouville na França, gravando tudo em duas semanas. 

O álbum conta com 17 canções em aproximadamente 76 minutos, sendo o primeiro álbum duplo da carreira de Elton John. Além de Elton e Bernie, os músicos que colaboraram no disco foram: Dee Murray (Baixo), Davey Johnstone (Guitarra), Nigel Olsson (Bateria), Ray Cooper (Pandeiro), Leroy Gómez (Saxofone), David Hentschel (Sintetizadores) e Kiki Dee (Vocal de apoio).  

As letras falam de vários temas como amor, relacionamentos, nostalgias de infância, amadurecimento, memórias pessoais, Marilyn Monroe, Jamaica, cultura e morte. Todas as canções são de autoria da dupla Elton John e Bernie Taupin. 

Vamos falar aqui das canções mais conhecidas do álbum e abrimos com a tocante “Funeral For a Friend / Love Lies Bleeding”, canção que Elton pensou em que tipo de música ele queria em seu funeral. Originalmente não foi composta para ser uma canção que mistura duas faixas e nem tão longa, porém, ficou tão bem feita em duas partes que agradou à todos no estúdio. A se destacar a banda em perfeita harmonia, com Davey Johnstone impressionando na guitarra.

LIVRO CAPTAIN FANTASTIC ELTON JOHN

A mistura de elementos de pop rock e rock progressivo chama a atenção positivamente e certamente essa música influenciou muita gente após sua gravação, algumas pessoas podem lembrar imediatamente de “November Rain” do Guns N´Roses, até porque é sabido que Axl Rose é um grande fã de Elton John. 

Outro grande sucesso do álbum e posteriormente de toda a carreira de Elton John é a belíssima “Candle In The Wind” que homenageia a atriz americana Marilyn Monroe que morrera 11 anos antes da gravação em 1962. Elton se refere a ela pelo seu verdadeiro nome, Norma Jean, fazendo um relato importante sobre sua vida.

Além dessa clássica versão, uma regravação feita em 1997, chamada “Candle In The Wind 1997” ou “Goodbye English Rose”, por ocasião da morte da Princesa Diana Spencer, a Princesa de Gales, que era amiga íntima de John, fez muito sucesso no mundo todo e seu single foi durante muitos anos o mais vendido de todos os tempos segundo o Guiness Book com mais de 33 milhões de cópias (Considerando cópias físicas, ainda é o mais vendido).

Ele só tocou essa canção ao vivo uma única vez, no funeral da princesa e prometeu nunca mais tocá-la, a menos que os filhos de Diana solicitassem. Ele nunca lançou essa música em seus discos seguintes e recusou todos os pedidos para que tocasse ao vivo, só toca a versão original de 1973.

Outro clássico do álbum é a maravilhosa “Bennie and The Jets”, umas das mais populares de Elton e cuja letra fala de uma banda fictícia da qual o narrador da música é fã. Bernie Taupin também fala que a canção é uma sátira à indústria musical dos anos 70, onde ele retrata a ganância e o brilho musical da época.

Elton John Goodbye Yellow
FOTO: jornalcorreioeletronico.com.br

Elton não acreditava na música, tanto que não quis lançá-la como single, até que ela estourou nos EUA e Canadá. Essa canção teve várias regravações e dentre seus fãs ilustres, mais uma vez aparece o líder do Guns N’ Roses, Axl Rose, que a considera uma canção muito importante na sua adolescência.

A faixa título não poderia ficar de fora dos sucessos, “Goodbye Yellow Brick Road” foi lançada como segundo single do álbum e logo fez muito sucesso. A estrada de tijolos amarelos é oriunda do livro infantil “O Maravilhoso Mágico de Oz” (1900) e o filme “O Mágico de Oz” (1939) foi o primeiro filme que Bernie Taupin viu na vida, daí a inspiração para a canção que fala sobre voltar às origens.

Romantismo no rock com BON JOVI e seu clássico “Slippery When Wet” (1986)

“All The Best!” coletânea do mito PAUL McCARTNEY (1987)

Fechando os maiores sucessos desse álbum temos o primeiro single lançado, “Saturday´s Night Alright For Fighting”, que fala sobre a adolescência agitada de Bernie, especialmente as brigas nos bares na sua cidade natal. Mais uma canção muito regravada e colocada em várias trilhas sonoras de filmes, games e comerciais de tv.

Sem dúvidas que esse álbum é um divisor de águas na carreira de Elton John, daí em diante ele se viu num status de superstar, já que seu disco seria primeiro lugar tanto nos EUA quanto no Reino Unido e até hoje é o trabalho mais popular do artista, com mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo todo.

Para quem não conhece a obra de Sir Elton Hércules John, é uma ótima porta de entrada. Esse álbum ficou na 91ª posição na lista dos 500 melhores discos de todos os tempos feita pela revista americana Rolling Stone em 2003 , Recomendo!.

8 thoughts on “Sir ELTON JOHN e seu best-seller “Goodbye Yellow Brick Road” (1973)

  • em
    Permalink

    Excelente! Um dos meus álbuns preferidos de todos os tempos, o disco de maior vendagem da carreira de Elton John e um clássico da música pop feito numa época em que só produzia música boa, ao contrário do que se escuta hoje, infelizmente. Ah, se o passado voltasse…

    Resposta
  • em
    Permalink

    Thanks Micaela, always come back here!

    Resposta
  • em
    Permalink

    NICE TO SEE YOU HERE, ALWAYS COME BACK

    Resposta
  • em
    Permalink

    THANKS LINDA, AND WILL BE MORE GOOD POSTS HERE.

    Resposta
  • em
    Permalink

    GOOD TO SEE YOU HERE MARION, THANKS

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *