Reggae Brasileiro com CIDADE NEGRA: “Sobre Todas as Forças”.

Cidade Negra, uma das maiores bandas de Reggae do país, passou por grandes mudanças no ano de 1994. Uma delas vocalista, Ras Bernardo por Toni Garrido. Com ele a banda ganha nova sonoridade, que dali em diante iria soar um pouco mais pop.

Ainda em 1994 a banda lançaria “Sobre Todas as Forças”, um belo disco e que renderia muito sucesso à banda. Mesmo sendo uma das pioneiras no Reggae no Brasil, o Cidade Negra ainda não tinha lá muita fama e reconhecimento, o que mudou após esse trabalho.

Reggae e pop dão o tom na banda Cidade Negra

Eles mudaram a forma das composições, abrindo o leque para temas mais cotidianos e com isso ficou muito evidente o seu formato mais pop, mas sem perder a força do reggae dos discos anteriores.

“Sobre Todas as Forças” foi lançado com 10 faixas, em aproximadamente 38 minutos. O disco deu grande destaque para as críticas sociais, porém outros temas foram citados: viagem à Jamaica, poesia, cotidiano e amor, temas que antes não eram tão enfatizados nas canções do grupo Cidade Negra.

A formação da banda nesse disco seria aquela que se tornaria clássica: Toni Garrido (Vocal), Bino Farias (Baixo), Da Gama (Guitarra) e Lazão (Bateria).

“Sobre Todas as Forças” tem música de Marisa Monte e Nando Reis

Esse álbum teve algumas participações especiais, como Gabriel o Pensador e Shabba Ranks. Com relação às letras, a maioria é de autoria da banda. Porém, outros artistas também têm letras nesse disco, como Samuel Rosa, Chico Amaral, o antigo vocalista Ras Bernardo, Marisa Monte e Nando Reis.

Faixas DE “SOBRE TODAS AS COISAS”:

  1. “Mucama” (Bino Farias, Da Gama, Lazão, Toni Garrido) – 3:01
  2. “Querem Meu Sangue” (Jimmy Cliff, versão: Nando Reis) – 3:21
  3. “Downtown” (Bino, Da Gama, Lazão, Garrido) – 3:58
  4. “Luta de Classes” (Chico Amaral, Samuel Rosa) – 3:39
  5. “Minha Irmã” (Da Gama, Charles Marsillac, Garrido) – 4:09
  6. “Doutor” (Bino, Da Gama, Lazão, Garrido) – 2:57
  7. “Onde Você Mora?” (Marisa Monte, Nando Reis) – 4:58
  8. “A Sombra da Maldade” (Da Gama, Garrido) – 4:44
  9. “Casa” (Bino, Da Gama, Lazão, Garrido) – 3:59
  10. “Pensamento” (Bino, Da Gama, Lazão, Ras Bernardo) – 3:11

Disco tem parceria de Cidade Negra e Gabriel O Pensador

O álbum rendeu grandes sucessos para a banda. Logo na primeira faixa, “Mucama”, percebe-se toda a crítica social da banda com relação ao nosso atual sistema político. A música conta com uma participação muito especial: Gabriel o Pensador. Ambos estavam praticamente começando a fazer sucesso e a parceria foi ótima para as duas partes, haja vista que ambos explodiram dali em diante.

“The Power And The Glory” (1983), um sucesso internacional de JIMMY CLIFF!

BOB MARLEY e o álbum de reggae mais vendido da história: “Legend”

Já a faixa “Downtown” tem a participação especial de Shabba Ranks, fala das viagens que a banda fez durante a sua primeira turnê fora do Brasil. É uma história muito bacana sendo contada pela banda.

Disco faz críticas sociais e canta a África

“Luta de Classes” é praticamente uma aula de história sendo contada bela banda em três minutos e trinta e nove segundos. Uma maravilhosa letra de autoria de Chico Amaral e Samuel Rosa.

“Minha Irmã” foi outro sucesso do disco, com sua letra mais mística, remetendo à África e Oriente, tem uma levada mais pop, dando mais ênfase à percussão do que às guitarras, que são mais presentes nas outras faixas.

“Doutor” é mais uma crítica social, onde eles falam do nosso cotidiano e das condições de vida dos brasileiros, especialmente os nordestinos que estão insatisfeitos e procuram mudanças, mas nem sempre conseguem, acabando por voltar de onde eles vêm.

“Onde você mora?” é um dos maiores sucessos

“Onde Você Mora?” uma canção lindíssima, com belos arranjos, Toni Garrido mostrando a que veio numa maravilhosa interpretação e tornando-se um dos grandes vocalistas dos anos 90. Uma bela base de guitarra de Da Gama, letra de Marisa Monte e Nando Reis, acabou sendo o maior sucesso do álbum e talvez o maior da carreira da banda até hoje.

Foi com essa música que o Cidade Negra chegava ao status de grandes estrelas do reggae nacional e da nossa MPB. Uma curiosidade é que o nome da música é “Onde Você Mora?” e numa parte ouve-se “Aonde Você Mora?”, o que é um erro gramatical, mas as fãs não deram a menor bola e a mesma tornou-se um imenso sucesso e uma das mais pedidas pelos fãs.

Cidade Negra abriu espaço para o reggae brasileiro

“A Sombra da Maldade” é outro enorme sucesso do álbum. Tocou demais em rádios e fala sobre amor. É umas das canções preferidas pelos fãs da banda. “Casa” é a menos conhecida do disco e fala sobre o nosso lar, nossa casa.

Fechando esse grande álbum temos “Pensamento”, que é mais uma canção muito gostosa de ouvir, maravilhosa, é mais uma história contada pela banda, mais uma viagem. É mais grande sucesso da carreira do Cidade Negra.

Talvez nem o Cidade Negra imaginasse o sucesso que faria naquele ano de 1994, com tantas mudanças, a banda conseguiu fazer um belo trabalho e conseguiu o sonhado sucesso. É um álbum pra ouvir do começo ao fim e mesmo nos dias de hoje ele soa bem atual.

Muitos sucessos da carreira da banda saíram dele e se tornaram marca registrada. Dali em diante várias bandas ingressaram com sucesso no reggae brasileiro. Porém, aquela banda que abriu a porta foi sem dúvida o Cidade Negra e seu álbum “Sobre Todas as Forças”. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *