“Cidades em Torrente”, álbum de estreia do BIQUINI CAVADÃO no Rock Nacional.

Em 1986, o Rock Nacional estava em alta no país. Naquele ano, houve o lançamento do primeiro álbum de uma de suas bandas mais conhecidas e que até hoje encontra-se na ativa. Estou falando da banda carioca BIQUINI CAVADÃO, que lançou Cidades em Torrente” e ali começava a trajetória de grande sucesso da banda.

O álbum foi lançado em 1986. Porém, em 1985 a banda já havia lançado um compacto com as músicas “Tédio” e “No Mundo da Lua”. Essas canções chamaram a atenção do público naquela época, deixando a banda em evidência. As músicas viriam a ser dois de seus maiores sucessos e que foram incluídas no primeiro álbum do Biquíni.

O Papa é Pop! ENGENHEIROS DO HAWAII e o Rock Nacional.

LEGIÃO URBANA com “Dois” (1986) e o Rock Nacional anos 80.

Biquini Cavadão e o pop rock e new wave dos anos 80

biquini cavadão cidades em torrente

O disco conta com 14 faixas com aproximadamente 36 minutos. O álbum tem muito pop rock, mas também aquele estilo que imperava os anos 80, a New Wave.

A formação da banda nesse álbum de estreia era: Bruno Gouveia (Vocais), André “Sheik” (Baixo), Miguel Flores (Teclados), Álvaro “Birita” (Bateria) e Carlos Coelho (Guitarra).

Renato Russo e Herbert Viana estão em “Cidades Torrente”

Para esse disco de estreia, o Biquíni Cavadão teve algumas participações ilustres, como Renato Russo, vocalista da Legião Urbana. O guitarrista Celso Blues Boy e Herbert Viana, vocalista e guitarrista dos Paralamas do Sucesso, respectivamente, também participaram.

As letras do álbum falam de temas diversos, mas principalmente da adolescência, relacionamentos, amor e até do serviço militar obrigatório. Todas as faixas foram compostas pelos integrantes da banda.

Faixas:

  1. “Múmias” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 3:28
  2. “Hotel” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 1:28
  3. “A Grande Surda” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 1:08
  4. “Domingo” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 4:21
  5. “O Drama” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 2:54
  6. “No Mundo da Lua” (Sheik, Bruno, Álvaro, Miguel) – 3:02
  7. “Cadela Pornográfica” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 1:06
  8. “Reco” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 2:20
  9. “Timidez” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 3:47
  10. “Tédio” (Sheik, Bruno, Álvaro, Miguel) – 3:02
  11. “Teu Barato” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 0:51
  12. “Caso” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel, Beni) – 3:13
  13. “O Drama II” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 1:35
  14. “Inseguro de Vida” (Sheik, Coelho, Bruno, Álvaro, Miguel) – 3:14

“Tédio” e “No Mundo da Lua”: sucessos de Biquíni Cavadão

Vamos às principais faixas. “Múmias” é a que abre o disco e já traz um grande convidado da banda dividindo os vocais. Trata-se de Renato Russo. Ele cantou ao lado de Bruno Gouveia na letra que fala sobre guerras e de todo os males que ela trás para as pessoas.

“Domingo” foi mais uma canção que virou um grande sucesso da banda. Sua letra fala sobre o tédio que, segundo a banda, é o dia de domingo, de ressaca, sem nada pra fazer.

Temática adolescente é constante no Biquíni Cavadão

“No Mundo da Lua” é mais um sucesso do Biquíni Cavadão. É uma canção engraçada, bem típica dos anos 80, com sua levada mais juvenil, falando do relacionamento entre uma mãe e seu filho adolescente. Foi uma das primeiras canções da banda a serem lançadas ao grande público ainda em 1985 como lado B do compacto lançado.

“Timidez”, que sem dúvida se tornou um dos maiores sucessos da banda, fala da dificuldade que era para um adolescente abordar uma menina no colégio. É uma declaração de amor sofrida.

“Tédio” talvez o maior sucesso da banda, ainda em seu primeiro disco. Conta com mais um convidado especial: Herbert Vianna na guitarra. Na época da gravação da música a banda ainda buscava um guitarrista e eles conheciam Herbert, que topou tocar guitarra na canção. É outra música bem adolescente. Fala sobre a impossibilidade de fazer alguma coisa séria em termos de relacionamentos e diversão para quem atingia os 18, 19 anos.

“Cidades em Torrente” traz hits do Biquíni Cavadão

 Outras canções importantes são “Reco”, que fala sobre o alistamento militar, e “Inseguro de Vida”. Esta última trata dos riscos de morte que uma pessoa pode ter diante da rotina diária.

Sem dúvida que “Cidades em Torrente” foi uma grande estreia para o Biquíni Cavadão. A banda já veio numa segunda leva de bandas do Rock Nacional e teve um grande destaque após o lançamento do disco. Foram vendidos mais de 500 mil cópias até hoje. Vários dos clássicos da banda estão nesse álbum. É um grande sucesso e suas músicas até hoje são tocadas pela banda nos shows pelo Brasil afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *