AQUA, Barbie Girl e a Eurodance dos anos 90

O Aqua surgiu nos anos 90, década marcada pela explosão da Dance Music, que teve um de seus subgêneros executado mundialmente e lançou vários artistas. Falo da Eurodance, que nasceu na Europa, como o próprio nome já diz. O ritmo fez sucesso principalmente na Itália e Alemanha e foi derivado do Ítalo House nos anos 80.

Dentre os vários projetos que tiveram sucesso nessa cena, destacamos a banda dinamarquesa Aqua, que em 1997 lançou seu primeiro e super bem sucedido álbum “Aquarium”, um verdadeiro fenômeno mundial que dominou as paradas de sucesso em 1998 e muito por causa da famosa canção “Barbie Girl”.

Antes Joyspeed, depois Aqua

Eles começaram em 1989 e inicialmente a banda se chamava Joyspeed. Os integrantes Claus Norreen (Guitarra) e Sóren Rasted (Teclados) já se conheciam. René Dif (Vocal / Rap) era DJ na Holanda. Ele os conheceu após ser contratado para produzir uma trilha sonora de um filme chamado “Frække Frida og de frygtløse spioner” (Frida Travessa e os Espiões Destemidos).

Como a parceria entre eles deu certo, continuaram a trabalhar juntos. Pouco tempo depois do filme ser lançado, René viu Lene Nystrom (Vocal) cantando na balsa Noruega-Dinamarca, M / S Peter Wessel (coisa comum naquelas bandas) e a convidou para entrar no grupo. Assim estava formado o futuro Aqua.

A origem do nome da banda Aqua

O nome Aqua veio após a banda ver um pôster de um aquário no camarim de um de seus shows.

O álbum tem 11 canções em aproximadamente 40 minutos da pura Eurodance que àquela altura já estava perdendo força no cenário musical.

As letras falam de amor, relacionamentos, aventuras, tudo numa levada mais “engraçadinha”, coisa que os integrantes da banda sempre gostaram de ser, além do seu visual bem alegre e divertido na maioria das vezes.

Capa do disco do Aqua, Aquarium, com a música Barbie Girl, um sucesso da Eurodance.
Aqua – Barbie Girl. FOTO: ROBIN SKJOLDBORG

LISTA DE MÚSICAS DO DISCO AQUARIUM:

TítuloEscritorTempo
1“Happy Boys & Girls”Sóren Rasted / Claus Norreen / René Dif / Lene Nystrom3:37
2“My Oh My”S. Rasted / C. Norreen / R. Dif3:25
3“Barbie Girl”S. Rasted / C. Norreen / R. Dif3:16
4“Good Morning Sunshine”S. Rasted / C. Norreen / R. Dif4:03
5“Doctor Jones”Anders Oland / S. Rasted / C. Norreen / R. Dif3:22
6“Heat Of The Night”S. Rasted / C. Norreen3:33
7“Be a Man”S. Rasted / C. Norreen / L. Nystrom4:22
8“Lollipop (Candyman)”S. Rasted / C. Norreen / R. Dif / Peter Hartmann / Jan Langhoff3:35
9“Roses Are Red”S. Rasted / C. Norreen / R. Dif / L. Nystrom / P. Hartmann / J. Langhoff3:43
10“Turn Back Time”S. Rasted / C. Norreen4:09
11“Calling You”S. Rasted / C. Norreen / R. Dif / P. Hartmann / J. Langhoff3:33

Duração: 40:44
Produção: Per Adebratt / Delgado / Tommy Ekman / Peter Hartman / Johnny Jam / Jan Langhoff / Claus Norreen / Sóren Rasted
Gravadora: Universal

Aquarium: um dos discos mais vendidos da história

O disco Aquarium é um dos mais vendidos da história da Eurodance, com mais de 16 milhões de cópias mundiais, só perde para o álbum “The Sign” (1993) da banda sueca Ace Of Base.

O álbum tem várias canções de destaque e vamos falar aqui das mais importantes. A primeira de destaque é “My Oh My“, que fala sobre uma aventura amorosa entre um príncipe e uma princesa abandonada,. Esta canção foi importante para a banda, pois foi o segundo single do disco e ajudou a tornar a banda conhecida na cena da dance music.

O vídeoclipe mostrava bem como era o Aqua, bem animado, nesse caso eles estão num navio pirata onde a vocalista Lene era capturada pelos outros integrantes (os piratas) e depois ela assume o controle e acha um tesouro. Canção boa e cativante.

Barbie Girl foi o maior hit da banda Aqua

A seguir vem não somente o maior hit do disco, nem o maior da carreira do Aqua, mas eu diria que de toda a história da dance music e até hoje muito lembrado, o clássico “Barbie Girl“. Este foi o terceiro single do álbum, um verdadeiro chiclete que colava na mente das pessoas e era praticamente onipresente na MTV, mas essa canção tem muita história e nem tudo foi só de sorrisos.

A ideia da música veio após Sóren visitar uma exposição sobre a cultura Kitsch (que fala sobre arte ou objetos de uma forma bem humorada, uma coisa mais popular) que estava sendo realizada na Dinamarca . O evento apresentava as famosas bonecas Barbie, fabricadas pela multinacional americana Mattel.

Com Barbie Girl, Aqua foi parar na Justiça

A letra da música é sobre Barbie e Ken, os bonecos feitos pela Mattel. No videoclipe promocional os personagens foram representados por Lene Nystrom e René Dif, mas a letra não agradou em nada e atraiu a ira dos proprietários da Barbie.

A Mattel entrou com um processo contra a gravadora MCA Records em dezembro de 2000, alegando que a canção e o vídeo violaram a marca registrada da boneca, os direitos autorais e a transformaram em objeto sexual.

Barbie Girl acabou protegida como uma paródia

Em resposta, a MCA alegou que a Mattel deu seu próprio significado para a música, tanto que ainda a contra-atacaram, depois que a Mattel comparou a MCA a um ladrão de banco.

No fim das contas, o processo foi julgado como improcedente pelos tribunais inferiores. Não satisfeita, a Mattel levou o caso ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, onde seu recurso foi novamente rejeitado.

Em 2002, um tribunal de apelações alegou que a canção estava protegida como uma paródia e a MCA Records também teve seu processo contra a Mattel arquivado.

Apesar de toda a polêmica, “Barbie Girl” foi um fenômeno mundial, mesmo com sua letra de duplo sentido. A música liderou várias das paradas de sucesso no mundo, tendo sido a única música até hoje do grupo a entrar no Top 20 da Billboard americana.

O videoclipe dirigido por Peder Pedersen e Peter Stanbaek, com os membros da banda vestidos de bonecos e num clima bem animado, ajudou demais o fenômeno “Barbie Girl”.

“Lollipop” e “Roses are Red” estão em Aquarium

Em seguida temos “Lollipop (Candyman)“, outra música bem dançante, quarto single lançado de “Aquarium”. É uma das canções que a banda mais gosta. Nos vocais quem mais canta é René. A letra fala de um confeiteiro querendo levar sua amada para a terra da recompensa e mais uma vez as letras de duplo sentido estão aqui.

Já “Roses Are Red” foi o primeiro single lançado do álbum e o primeiro que foi lançado com a banda sendo chamada de Aqua. Foi também o primeiro sucesso do grupo, principalmente na Escandinávia. A letra tem origem do clássico poema infantil de mesmo nome “Roses Are Red” e o arranjo tem semelhanças com a canção “The Passenger”, de Iggy Pop.

“Sliding Doors” faz parte da trilha sonora de “De caso com o acaso”.

Para fechar os maiores sucessos vem a balada “Turn Back Time“, sexto single do disco, totalmente diferente das canções anteriores e fez sucesso no mundo todo. A canção fez parte da trilha sonora do filme “Sliding Doors” (De Caso Com o Acaso),com Gwyneth Paltrow, sucesso de 1998.

O vídeo é bem diferente dos anteriores gravados para esse disco, mostrando um grupo mais sério, maduro e afastando a imagem de fanfarronice dos videoclipes passados.

ACE OF BASE sucesso da Dance Music anos 90 com o álbum “The Sign”(1993)

Dance Music com DOUBLE YOU e seu grande disco “We All Need Love”

Aqua foi a banda mais lucrativa da Dinamarca

Depois do sucesso inicial, Aqua ainda gravou outros discos mas nada parecido com “Aquarium”. O grupo teve várias brigas internas, inclusive afastando os namorados Lene Nystrom e René Dif.

Uma curiosidade entre eles é que namoraram três anos, mas Lene acabou casando com Sóren em 2001 e se separaram em 2017. Lene também namorou outro norueguês muito conhecido do grande público, o vocalista da banda norueguesa A-ha, Morten Harket.

Vale muito a pena ouvir esse grande álbum e relembrar os bons tempos da Eurodance, febre mundial na década de 90. Uma banda que vende 16 milhões de álbuns, tornando-se a banda mais lucrativa de toda a história da Dinamarca, tem algo de especial. Aqua sempre será lembrada pelo seu maior sucesso, “Barbie Girl”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *