ALEXIA e o clássico da Dance Music, “Fan Club” (1997).

Durante a década de 90, a Dance Music e seus diversos estilos ganharam muita força no mundo inteiro. Um estilo em particular foi uma febre nesse período, a Eurodance. O ritmo foi criado na Alemanha no final dos anos 80 e era basicamente formado por bandas europeias, principalmente as italianas, que eram maioria.

Cantora Alexia: de backing vocal a estrela da Dance Music

Naquele período, vários artistas, bandas e projetos fizeram muito sucesso. Dentre eles a italiana Alessia Aquilani, mais conhecida como ALEXIA, que começou fazendo backing vocals para grandes nomes do gênero, como Ice MC e Double You.

Porém, a cantora Alexia começou a ter muito destaque. Logo após a saída de Ice MC da gravadora DWA, ela virou a menina dos olhos da companhia. Tanto que em 1997 lançou o seu primeiro álbum solo, “Fan Club”, sendo um enorme sucesso mundial. Esse disco teve grandes hits nas pistas de dança e é seu maior sucesso até hoje.

“Fan Club” está entre os melhores discos da Eurodance

São 12 faixas em aproximadamente 45 minutos, com a pura energia típica da Dance Music e da própria Alexia. Além da Eurodance, o álbum trás canções românticas e outra numa levada mais rap/hip hop.

As letras basicamente falam de amor, relacionamentos, festas e aventuras. Alexia tinha um grande parceiro na produção e na composição das canções, o italiano Roberto Zanetti. Ele ficou mundialmente conhecido como Savage ou Robyx, que ao lado dela foi um dos compositores das músicas.

Apesar de Alexia ser italiana, ela canta as canções em inglês e nesse álbum uma em espanhol.

Alexia dance music disco Fun Club

FAIXAS:

  1. “Uh La La La” (Alessia Aquilani / Roberto Zanetti) – 3:44
  2. “Number One” (Aquilani / Zanetti) – 3:46
  3. “Virtual Reality” (Aquilani / Zanetti) – 4:11
  4. “Because I Miss You” (Alessia Aquilani / Giuseppe Cominotti) – 3:58
  5. “Summer Is Crazy” (Aquilani / Zanetti) – 4:20
  6. “Another Way” (Alessia Aquilani / Andrea Di Antoni / Francesco Alberti ) – 3:53
  7. “Me And You” (Aquilani / Zanetti) – 4:05
  8. “Hold On” (Aquilani / Cominotti) – 3:48
  9. “Looking For My Baby” (Aquilani / Di Antoni / Alberti) – 3:23
  10. “Beat Of The Night” (Aquilani / Di Antoni / Alberti) – 3:48
  11. “Number One” (Versão em Espanhol) – 3:42
  12. “Make You Happy” (Aquilani / Di Antoni / Alberti) – 3:23

“Uh La La La” é uma das músicas mais conhecidas de Alexia

É sempre importante salientar que no caso da Dance Music, geralmente quando os singles dos artistas eram lançados, vinham várias versões da mesma música. No caso de “Fun Club” , saíram alguns dos grandes clássicos da Eurodance, como a faixa título “Uh La La La”. Esta é uma das canções mais conhecidas da cantora. Na versão do álbum essa música está num ritmo de Hip Hop e Rap, bem diferente da batida dance. A faixa foi regravada e mixada diversas vezes.

Dance Music com WHIGFIELD e seu maravilhoso “Whigfield”.

Dance Music representada por HADDAWAY e o ótimo “The Album” (1993)

Na versão do álbum existe um cantor que faz a segunda voz na música, mas ele não recebeu créditos oficiais. É uma das várias canções que falam de amor e relacionamentos.

A canção fez muito sucesso no mundo todo. No Brasil ela foi tocada à exaustão. Alexia esteve no país fazendo a promoção da música, que foi trilha sonora da novela “Zazá”, da Rede Globo, em 1997.

Álbum “Fun Club” tem músicas em inglês e espanhol

Outro grande sucesso do álbum e da carreira de Alexia é “Number One”. No álbum ganhou duas versões, uma em inglês e uma em espanhol, com arranjos bem diferentes, ambas maravilhosas. A canção que fala de amor e relacionamento, foi um grande sucesso em toda a Europa. Até hoje é uma das preferidas dos fãs da cantora Alexia.

“Summer Is Crazy” é mais um grande sucesso de Alexia e uma das grandes canções da Eurodance. A letra fala de uma louca história de amor ao calor do verão, incluindo música. As rádios e pistas de dança executaram “Summer Is Crazy” mundo afora. A canção foi primeiro lugar na Itália e bem colocada nas paradas de sucesso pela Europa.

“Me And You” teve participação do Double You

Finalizando os grandes sucessos do álbum, temos “Me And You”, que foi gravada e lançada em 1995. Conta com a participação do Double You, companheiros de gravadora e grandes nomes da Eurodance mundo afora. Foi um enorme sucesso no mundo todo. A partir dali Alexia ficaria conhecida e entraria no cenário da Dance Music de maneira instantânea. Antes ela era conhecida por ser a backing vocal principal de Ice MC.

Outras canções de destaque são “Hold On”, a canção de amor do álbum que foi lançada como single somente no Brasil. Fez parte da trilha sonora da novela “Por Amor”, da Rede Globo, em 1997. A outra é “Virtual Reality”, que não teve o mesmo sucesso das demais faixas e foi lançada como single pela Dancepool Records apenas na Finlândia antes do lançamento do álbum.

Isso gerou um problema, pois nesse período a gravadora DWA, que lançava e licenciava as músicas de Alexia, não sabia dessa situação. E, quando do lançamento do álbum, uma outra versão foi colocada. As letras falam de um amor numa aventura em realidade virtual.

Na década de 90, inúmeros artistas estavam na onda da Eurodance. Vários tiveram sucesso. Alexia, que saiu de backing vocal para estrela principal, foi uma das que mais batalhou por esse sucesso e foi muito bem sucedida.

Apesar de seus álbuns seguintes terem menos destaque, “Fun Club” foi muito bem e muito importante, pois grandes clássicos da Dance Music estão nesse trabalho.

Vale muito a pena ouvir e relembrar grandes hits e momentos da época em que as boates, danceterias e festas eram voltadas para a Dance Music de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *