A-HA e o seu álbum “Hunting High And Low” (1985).

A Noruega era um país até 1985 desconhecido em termos musicais. Porém, isso logo mudaria graças a três jovens noruegueses: Morten Harket (Vocalista), Paul Waaktaar (Guitarrista) e Magne Furuholmen (Tecladista). Eles fundariam a maior banda da história daquele país, o A-HA, que lançava neste mesmo ano o seu álbum de estreia chamado “Hunting High And Low”, que vendeu mais de 11 milhões de cópias no mundo inteiro e a banda se tornaria um verdadeiro fenômeno pop nos anos 80 e 90.

Apesar de toda a fama, o A-ha no começo não conseguia convencer as gravadoras a apostarem no grupo e foi rejeitado por diversas delas. Porém, a Warner Bros apostou nos garotos e o resultado foi grandioso, pois grandes sucessos saíram desse álbum de estreia e se tornariam alguns dos maiores da história do A-ha.

O álbum “Hunting High And Low” conta com 10 faixas em aproximadamente 39 minutos do mais puro Synthpop e New Wave, com letras basicamente falando de amor, relacionamentos, aventuras e situações pessoais dos membros da banda. Apesar do A-ha ser um trio, outros músicos participaram do álbum tocando outros instrumentos.

Todas as músicas foram compostas por Paul Waaktaar. Em algumas dela ele teve colaboração dos companheiros de banda.

A-ha com o álbum Hunting high and Low

FAIXAS:

  1. “Take On Me” (Paul Waaktaar / Magne Furuholmen / Morten Harket) – 3:48
  2. “Train Of Thought” (Waaktaar) – 4:14
  3. “Hunting High And Low” (Waaktaar) – 3:45
  4. “The Blue Sky” (Waaktaar) – 2:36
  5. “Living a Boy’s Adventure Tale” (Waaktaar / Harket) – 5:00
  6. “The Sun Always Shines On TV” (Waaktaar) – 5:08
  7. “And You Tell Me” (Waaktaar) – 1:51
  8. “Love Is Reason” (Waaktaar / Furuholmen) – 3:04
  9. “I Dream Myself Alive” (Waaktaar / Furuholmen) – 3:06
  10. “Here I Stand And Face The Rain” (Waaktaar) – 4:30

“Take On Me” está entre os maiores sucessos do A-ha.

Analisando os grandes sucessos do álbum, já na primeira faixa, damos de cara com aquele que se tornou o maior sucesso da banda, um dos maiores clássicos dos anos 80 e um dos maiores hits da história do pop.

Estou falando de “Take On Me”, mega sucesso no mundo inteiro e que até hoje é tocada nas rádios, festas, shows, internet e etc. Essa canção foi originalmente gravada um ano antes, em 1984, com um outro nome, “Lesson One”, mas depois acabou regravada e mudando de nome. Todos os instrumentos da canção foram tocados por Paul Waaktaar e Magne Furuholmen, e a canção beira à perfeição com o belíssimo vocal de Morten Harket.

“Violator” (1990), uma obra-prima do DEPECHE MODE!

THE BEATLES com o maravilho Abbey Road.

Foi a única canção do A-ha a chegar ao primeiro lugar na parada americana da Billboard e ficou no topo das paradas em mais 36 países, incluindo o Brasil. O videoclipe de “Take On Me” é um dos melhores, mais emblemáticos, espetaculares e belos de todos os tempos, onde foi usada uma combinação de esboço de lápis e uma tecnologia chamada de Rotoscopia, na qual a metragem de ação ao vivo é traçada quadro a quadro para dar aos personagens movimentos realistas.

Esse clipe levou diversos prêmios em 1986, sendo 06 no MTV Music Video Awards (Melhor Artista Novo em um Vídeo, Melhor Vídeo de Conceito, Vídeo Mais Experimental, Melhor Direção em um Vídeo, Melhores Efeitos Especiais em um Vídeo, e Escolha da audiência – e foi indicado para dois outros, Melhor Vídeo em Grupo e Vídeo do Ano), além de uma indicação (Melhor vídeo de Pop Rock) para o American Music Awards.

É um clássico da história dos videoclipes e até o mês de dezembro/2018 possui quase 800 milhões de visualizações no YouTube.

Logo em seguida vem “Train Of Thought”, que foi lançado como quarto single do álbum e não teve o mesmo sucesso que os outros singles. Sua letra foi baseada nos poetas e autores que Paul Waaktaar gostava na época. O videoclipe também tem a tecnologia de Rotoscopia, mas nem de perto teve o mesmo sucesso de “Take On Me”.

“Hunting High And Low” é a balada que dá nome ao álbum.

A faixa título “Hunting High And Low” é uma belissíma balada, com arranjos maravilhosos e mais um clássico do A-ha. Também foi lançada como single, tendo muito sucesso. É uma das mais populares canções do trio e o grupo britânico Coldplay sempre toca essa música em seus shows.

“The Sun Always Shines On TV” também se tornou um grande hit da banda e muito querida pelos fãs. Sua letra fala de amor e relacionamento, além de ser uma das canções que ganhou prêmios na MTV. O videoclipe da canção é uma continuação de “Take On Me” e se passa numa igreja, mas sem o sucesso do anterior.

“Love Is Reason” é mais um single lançado do álbum, porém, apenas na Noruega e nas Filipinas, mas não conseguiu o mesmo sucesso dos anteriores.

Sem dúvidas, o primeiro álbum do A-ha é um dos clássicos do Pop, influenciou diversas outras bandas e logo na primeira música do disco, já dava pra ter uma ideia de que a banda não era apenas três rostos bonitos tentando fazer música, mas sim três grandes artistas que sabiam exatamente onde queriam chegar.

Clássicos do Synthpop saíram desse trabalho e marcaram gerações, deixando a banda no topo das paradas mundo afora, inclusive no Brasil, país que eles tem um carinho muito grande, tanto que lançaram a coletânea “Best In Brazil” (1991), vieram diversas vezes ao país fazer shows e inclusive cogitaram gravar o Acústico MTV A-ha, ano passado, aqui na terrinha, olha que moral!

Por isso os brasileiros gostam tanto do A-ha e vice-versa, uma relação que começou exatamente em 1985 quando lançaram “Hunting High And Low“, álbum que sempre terá um carinho especial dos fãs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *